Na noite dessa quarta-feira, 17 de setembro, os bispos das arqui/dioceses do Paraná chegaram ao Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu (PR), onde participaram da Santa Missa que marcou o início oficial da Assembleia do Episcopado Paranaense. O arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, presidiu a Missa; ladeado pelos demais bispos da presidência: dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e vice-presidente; e dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e secretário.
Na manhã dessa quinta-feira, 18 de setembro, o dia começou com a oração das Laudes. Em seguida, os bispos se dirigiram à sala de conferências para dar início à extensa pauta de temas previstos para esta assembleia. Como de costume, o primeiro ato da foi a leitura da pauta, previamente proposta, e a abertura para sugestões de novos assuntos a serem inseridos.
Outro momento importante foi a leitura do relatório da Presidência, apresentando os principais acontecimentos e decisões desde a última assembleia, que foi realizada em fevereiro, na diocese de Apucarana. Ainda na abertura dos trabalhos, dom Geremias fez uma acolhida especial ao novo bispo de Campo Mourão, dom Evandro Luís Braun, que participa pela primeira vez da reunião do episcopado.
Para dom Evandro, essa é uma oportunidade de comunhão e aprendizado: “Eu me sinto entre irmãos mais velhos que têm tanto a me ajudar no início do meu pastoreio em Campo Mourão. Tem sido dias de grande aprofundamento e partilha, que iluminam minha vida e minha missão. Gratidão a Deus por me colocar junto com irmãos que me ensinam tanto”, afirmou o bispo.
Entre os principais temas em pauta na assembleia estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; a caminhada das pastorais; questões referentes à preparação para o próximo Congresso Missionário Americano (CAM7), que acontecerá em Curitiba, em novembro de 2029; comissão Especial para os Servidores do Altar; escola vocacional; políticas de saúde mental nos seminários; atualizações sobre o 5º Congresso Vocacional; preocupações e encaminhamentos relacionados à Pré-COP30; organização do 9º Intereclesial das CEBs do Paraná, previsto para abril de 2026, em Curitiba; curso de pós-graduação em “Teologia pastoral numa Igreja em saída”; e outras questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
Dom Geremias destacou a importância deste encontro para o planejamento pastoral: “Esta é a segunda Assembleia do Episcopado Paranaense em 2025. Nesses dias, vamos tratar das nossas demandas, das nossas questões e situações que nós precisamos encaminhar para podermos continuar o nosso processo também no ano de 2026”.
O arcebispo pediu também orações pelo bom andamento dos trabalhos: “Temos a nossa equipe de jornalismo que vai enviando notícias para a imprensa, para as redes sociais. Acompanhem-nos em oração porque a gente tem de fato várias situações que precisamos resolver, nas quais nós precisamos estar realmente inspirados. Peçam ao Espírito Santo, que conduz a igreja, conduza também a nossa reflexão, a nossa assembleia aqui em Foz do Iguaçu”, afirmou.
Os bispos permanecerão reunidos em Assembleia até o meio-dia de sexta-feira, 19 de setembro. Após o encerramento, eles permanecem no local do evento até domingo, dia 21, para participar do encontro: “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: Um olhar sobre o cuidado com as famílias”. Esse encontro reunirá também os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora e leigos que atuam na Pastoral Familiar e em outros âmbitos do cuidado com as famílias.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.